colunistas do impresso

Outubro Rosa

data-filename="retriever" style="width: 100%;">O mês de outubro é mês marcado por atividades de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, promovidos por diferentes instituições. Essa proposta foi criada no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data tem como objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é tipo da doença mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil. As diretrizes para detecção dessa patologia priorizam a realização da mamografia. O Ministério da Saúde considera esse procedimento como um importante mecanismo de diagnóstico precoce para o câncer de mama, além do autoexame de mamas e o exame clínico. Alguns estudos apontam o histórico familiar, menarca precoce, menopausa tardia, idade avançada para a primeira gravidez, nuliparidade, não amamentação, uso de contraceptivo oral, terapia de reposição hormonal e exposições à radiação ionizante como fatores predisponentes para essa patologia.

A Lei 11.664/2008, que dispõe sobre a atenção integral à saúde da mulher, reforça o que já está estabelecido pelos princípios do SUS: o direito universal à saúde. O SUS garante a toda mulher brasileira o acesso gratuito à mamografia.

Pesquisa de mestrado realizada pela Enfermeira Sheila Dorneles, apontou que há um déficit na realização dos exames de mamografia ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria. Isso significa que sobram vagas para a realização desse exame pelo SUS em nosso município. Somado as possíveis dificuldades das mulheres para a realização do exame de mamografia, as medidas de distanciamento e isolamento social impostas pela pandemia, impulsionaram para que a sociedade utilizasse somente serviços denominados essenciais, favorecendo a não realização de exames de prevenção.

Nesse momento em que boa parte da população já está com as duas doses da vacina, espera-se que as medidas de prevenção, tais como o exame de mamografia, se ampliem.

Sempre é bom lembrar que os principais sinais e sintomas do câncer de mama são nódulos na mama e/ou axila, dor mamária e alterações da pele que recobre a mama. Vale ressaltar que as novas tecnologias melhoraram muito o prognóstico do câncer de mama. Quanto antes o diagnóstico for feito, melhores serão os resultados do tratamento. Segundo a diretora da Casa de Saúde, a competente enfermeira irmã Liliane Alves Pereira, são oferecidos, mensalmente, mais de setecentas mamografias pelo SUS, por meio de equipamento moderno com tecnologia de ponta. Não deixe para amanhã: previna-se!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Honestidade científica Anterior

Honestidade científica

A inflação está de volta? Próximo

A inflação está de volta?

Colunistas do Impresso